domingo, 1 de fevereiro de 2015

A celebração da Saturnália e a origem pagã do Natal

A Saturnália, festa que ocorria entre os dia 17 até o dia 24 de dezembro em culto ao Deus Saturno da Agricultura e do Submundo espiritual que teve muitas de suas tradições assimiladas pela celebração do Natal que ocorria no dia da celebração do renascimento simbólico do Deus sol que ocorria no dia 25 de dezembro, quando esse dia foi associado pela liderança pagã romana com o nascimento de Jesus Cristo para associar celebrações pagãs com o Cristianismo primitivo. A festa comumente tinha troca de presentes, sacrificio de animais, a inversão de normas sociais era abolida e escravos não tinham que trabalhar para seus mestres, e um banquete público com muita bebida era feito para todos em uma festa com clima carnavalesco ( Alguns pesquisadores vem relações entre ela e a comemoração do Carnaval ), mais com uma faceta mais sombria envolvida nela também. Saturno também tinha um aspecto menos benevolente. Outra de suas consortes era a Lua, às vezes chamada de Lua Saturni ( "Lua de Saturno " ) e identificado como Lua Mater : "Mãe da Destruição" , uma deusa em cuja honra as armas dos inimigos mortos em guerra foram queimadas , talvez em expiação. [ 72 ] A natureza de Saturno ligada ao submundo ligava ela ao o submundo e ao seu governante Dis Pater , o equivalente romano do grego Plouton (Plutão , em latim ), que também era um deus da riqueza oculta. [73] em fontes do terceiro século depois de cristo e mais tarde , Saturno é registrado como um Deus que recebe gladiadores mortos como ofertas ( Munera ) durante ou um pouco antes da Saturnalia . [74] Estes eventos de luta entre gladiadores , há dez dias da celebração, durante o mês dezembro , eram feitos principalmente, pelos questores e patrocinados com recursos do tesouro de Saturno. [75] a prática do gladiador sacrificio/munera foi criticado por apologistas cristãos como uma forma de sacrifício humano. [76] Embora não haja nenhuma evidência desta prática durante a República , a oferta de gladiadores levou a teorias posteriores que a celebração antiga ao Deus Saturno tinha exigidos vítimas humanas . Macrobius diz que Dis Pater foi aplacado com cabeças humanas e Saturno com vítimas sacrificiais composta de homens ( virorum Victimis ) . [77] Durante a visita de Hércules para a Itália , o semideus civilizatório insistiu que a prática seria interrompida e o ritual reinterpretado. Em vez de cabeça para Dis Pater , os romanos foram oferecer efígies ou máscaras ( oscilla ) ; uma máscara aparece na representação de Saturnalia no Calendário de Filocalus . Desde que a palavra grega phota significa tanto vir ( homem ) como lumina ( luzes ),  velas eram uma uma oferta substituta a Saturno para a luz da vida. [78] As figuras que foram trocadas como presentes (Sigillaria) também pode ter representado substitutos simbólicos. [79]

No livro ''No Galho Dourado'' , o escritor J.G. Frazer interpretou um incidente dos ''Atos de São Dasius'' , um texto martirologico da antiguidade , como indicativo de sacrifício humano em conexão com a Saturnália . Dasius era um soldado cristão que se recusou a fazer o papel do Rei da Saturnália , quando foi atribuído a ele , e por sua recusa foi morto. A partir deste episódio , Frazer supõe que o Rei da Saturnália era originalmente uma vítima e bode expiatório que foi morto como um sacrifício humano a Saturno no final de seu festival [80 ] Uma vez que o papel do "rei" não é atestado antes do periodo Imperial.Esta interpretação não é geralmente aceita pelos especialistas modernos da religião romana . O martírio de Dasius ocorreu em Durostorum na província de Moesia Inferior em 20 de novembro de 303 dC, o aniversário da adesão de Diocleciano como imperador (dies imperii ) é quase um mês antes da data do sacrifício comum para a Saturnália (17 de dezembro) [81]. a execução ocorreu de forma mais ampla no contexto do assédio geral dos cristãos no exército romano durante a perseguição diocleciana , um edital relacionado a isso foi emitidos em fevereiro daquele ano , e só depois disso Dasius recusou a venerar ícones imperiais . [ 82] KM Coleman vê o martírio de Dasius como uma decreto para se realizar o ritual do bode expiatório, mas também compara ele com as execuções ritualizadas que ocorreram como cenários mitológicos na arena , com o figurino e o papel do cristão destinado a melhorar os efeitos da justiça retributiva e a restauração da pax deorum . [83] Como um elemento de mártir narrativa , a tortura do "rei" simulada pode trazer lembranças também da zombaria que Jesus de Nazaré sofreu na mão de soldados romanos nos Evangelhos de Marcos e Mateus antes de ser executado. [84]
Fontes bibliográficas são citadas no fim do link abaixo

http://en.wikipedia.org/wiki/Saturnalia

                             

Pintura representando a Saturnália, costuma-se associar a festa a bebedeiras, bacanais, trocas de presentes,  festas com clima carnavalesco e etc... ( Além do aspecto mais sombrio da celebração que incluia sacrificios humanos dedicados ao deus pagão Saturno ) ... Além do Natal alguns pesquisadores associam a comemoração atual do carnaval com essa celebração Pagã antiga comemorada no Império Romano na antiguidade.

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