segunda-feira, 23 de março de 2015

A Pascoa Judaica e seu paralelo com o Messias Jesus Cristo

Pessach ( Essa expressão traduzida para a nossa lingua significaria "passagem" ) é a "Páscoa judaica", também conhecida como "Festa da Libertação", e celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito em 14 de Nissan no ano aproximado de 1280 a.C. Esse ano no nosso caléndário o feriado começa as 18 horas do dia 3 de Abril e termina no anoitecer do dia 11 de Abril. De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3.500 anos ( Foi um feriado religioso estabelecido como lei por Deus para os Judeus ), quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo egípcio. Antes da décima praga, o profeta Moisés ( Que profetizou a vinda de um profeta como ele ( Jesus ) ) foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos ( Isso remete ao livramento que um servo de cristo recebe ao ser santificado pelo sangue de Jesus Cristo que se sacrificou para redimir a humanidade ( Justamente no dia desse feriado, isso não é coicidência ), como sabemos ele era conhecido também como o cordeiro santo de Deus ). Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro ( isso representa comunhão com Jesus, e logo com Deus que lhe enviou ), acompanhada de pão ázimo ( um pão "puro" sem fermento, o pão também representa Jesus simbolicamente e isso remete a santa ceia, a "comer sua carne" ( obter comunhão com ele ) ) e ervas amargas (como o rábano, por exemplo, acho que isso remete a não esquecer todo o sofrimento que eles passaram no cativeiro ( em que simbolicamente os servos de Deus atualmente vivem aqui ) do qual Deus lhes deu livramento, mostrando ao mesmo tempo aos Egipcios e a seus falsos Deuses, que só existe somente um Deus no céu e na terra ( e ele fará isso novamente na tribulação ) ). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o Faraó, temendo a ira divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo. Como recordação dessa liberação, e do castigo de Deus sobre o Faraó, foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Pessach. É importante notar que Pessach significa a passagem, porém a passagem do anjo da morte ( O Anjo do julgamento divino de Deus que castigou os egipcios pela morte de bebês judaicos e pela escravidão e abuso de 400 anos, isso tem um paralelo com o julgamento que o nosso mundo vai passar aonde os servos de Deus tanto judeus como não judeus seguidores de Cristo que são filhos adotados da nação de Israel serão libertados da perseguição e das tribulações que existem em uma vida de quem vive como servo de Deus em um mundo cada vez mais corrompido e dominado por Satanás, o Egito naquele tempo estava envolvido em um politeismo satânico que continha rituais de magia sexual e sacrificios humanos, e os Judeus que eram o  povo que seguia a Deus era oprimidos por ele ), e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos ( Incluindo a libertação dos servos de Deus seguida da ida para a terra prometida, isso é um paralelo a Jerusálem Espiritual do dia do julgamento aonde os servos de Deus viverão junto a ele ). Um segundo Pessach era celebrado em 14 de Iyar, para pessoas que na ocasião do primeiro Pessach estivessem impossibilitadas de ir ao Tabernáculo ( O Tabernaculo vivo de Deus é Jesus Cristo, por meio do Tabernaculo os Judeus acreditavam que Deus habitava entre eles, e ele era uma representação do vindouro Messias ), fosse por motivos de impureza ou por viagem. A cada geração, cada judeu deve se ver como se ele pessoalmente tivesse saído do Egito. Pois está escrito: "Você deverá contar aos seus filhos, neste dia, "Deus fez estes milagres para mim, quando eu saí do Egito..." ( E todo aquele que crer no Messias, e buscar comunhão com ele também será libertado no futuro e já é salvo por ele, a volta do povo Judeu a terra de Israel também tem paralelo em si com a ida futura dos servos de Deus para a Jerusálem Espiritual após o julgamento de Deus no mundo )

Esta é a ordem a ser seguida no Seder de Pessach:

Kadesh ( santificação ) - Recitação do kidush e a ingestão do primeiro copo de vinho. ( Vinho remete ao sangue derramado do sacrificio  messias, o cordeiro santo, e é uma representação simbolica de comunhão com ele que remete a santa ceia com os apostolos )
Urchatz (lavagem) - Lavagem de mãos. ( Creio que isso represente a santificação que um servo de Deus deve buscar por meio da comunhão com o Messias )
Karpas - Mergulha-se karpas (batata, ou outro vegetal), em água salgada ( sal na biblia muitas vezes representa pureza espíritual, Jesus disse para sermos o sal da terra ). Recita-se a benção e a karpas é comida em lembrança às lágrimas do sofrimento do povo de Israel .
Yachatz (divisão da matzá) - A matzá é partida ao meio e embrulha-se o pedaço maior e separando-o de lado para o Afikoman . ( O Matzá é o pão sem fermento que os Judeus comiam )
Maguid (conto) - Conta-se a história do êxodo do Egito e sobre a instituição de Pessach.Inclui a recitação das "Quatro perguntas" e bebe-se o segundo copo de vinho.
Rachatzá ( lavagem ) - Segunda lavagem de mãos.
Motzi Matzá - O chefe da casa ergue os três pedaços de matzá e faz as bençãos das matzot. As matzot são partidas e distribuídas.
Maror (raiz forte) - São comidas as raízes fortes relembrando a escravidão e o sofrimento dos judeus no Egito.
Korech (sanduíche) - Faz-se um sanduíche com a matzá, maror e charosset.
Shulchan Orech - É realizada a refeição festiva.
Tzafon (escondido) - Aqui é comida a matzá que havia sido guardada.
Barech (Bircat HaMazon) - É recitada a benção após as refeições. Bebe-se o terceiro copo de vinho.
Halel (louvor) - Salmos e cânticos são recitados. Bebe-se o quarto copo de vinho.
Nirtza (ser aceito) - Alguns cânticos são entoados e têm-se o costume de finalizar o jantar com os votos de LeShaná HaBa'á B'Yerushalaim - "Ano que vem em Jerusalém" como afirmação de confiança na redenção final do povo judeu. ( E os não judeus que aceitam o Messias Jesus como seu salvador pessoal também receberão esse redenção final junto aos Judeus que se voltarem ao Messias )

Muitos devem se perguntar considerando que essas são as tradições originais da Pascoa estabelecida por Deus, de onde veio a tradição do ovo e do coelho da pascoa, ela na verdade tem origem puramente pagã, deriva na verdade da religião de mistérios da Babilônia, eu vou falar dela em outra matéria que vou fazer depois dessa.

Depois da pascoa temos o Chag Matzot (festa dos pães ázimos) é o nome dado ao sete dias de comemoração após o Pessach. De acordo com a Torá é proibido ingerir alimento com fermento durante este período.
Sete dias você comerá matzot, mas no primeiro dia manterá a levedura fora de sua casa; porque aquele que comer pão fermentado será cortado do povo de Israel.
O primeiro dia será uma festa, e o sétimo dia será uma festa; nenhuma forma de trabalho será feita, exceto o trabalho que gera alimentação.
Observe este dia de uma geração em geração para sempre. No décimo quarto dia do primeiro mês ao por do sol comerás pão sem levedura, até o vigésimo primeiro dia do mês à noite. (Êxodo, 12: 14-18) E Moisés disse ao povo: Lembre-se deste dia no qual saiu do Egito, da escravidão; pois por força de sua mão, Deus te tirou daquele lugar, e nenhum pão fermentado será comido. Você está se libertando neste dia do mês de Abib. Assim, quando Deus o levar para a terra dos Canaanitas, dos Hititas, dos Amoritas, dos Hivitas, e dos Jebuseus, que Ele jurou a seus pais lhes dar, uma terra onde flui o leite e o mel, você manterá este serviço neste mês. Sete dias você comerá pão sem levedura, e no sétimo dia será uma festa de homenagem a Deus. ( Êxodo 12, 3-6) ( Basicamente é uma celebração do livramento do povo de Deus do Egito que tem paralelo com o futuro livramento que seus servos Judeus ou não Judeus também receberão no futuro )

Para muitos servos de Deus poderia ser complicado demais realizar preparações para seguir todas essas tradições a risca, a propria parte de não trabalhar é impossivel pois muitos trabalham nos dias em que supostamente não se deve trabalhar. O intuito dessa matéria é somente demonstrar que desde aquele tempo todas essas tradições e acontecimentos tinham um paralelo com a vinda do Messias Jesus Cristo, seu sacrificio e a futura redenção dos servos de Deus no mundo inteiro que hoje sofrem perseguição e tribulações por escolherem servir com todo coração o Altissimo.

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.