sexta-feira, 17 de julho de 2015

América - A Babilônia - Parte 1

América - A Babilônia - Parte 1

Muito se discute sobre qual seria a indentidade da Babilônia descrita no livro do Apocalipse nos capitulos 16 e 17. Existe teorias relacionadas ao Estados Unidos,o Vaticano e a Igreja Católica e outra relacionada a Meca no Oriente Médio, que devem ser as 3 correntes mais populares na atualidade, particulamente eu penso que a Babilônia contemporânea seja o Estados Unidos, e a cidade Babilônia descrita Nova York, o porque de eu ter essa opinião é devido a diversos paralelos existentes entre o Estados Unidos e o antigo Império Babilônico que não existem que eu saiba com qualquer outra região do mundo, eu vou falar desse assunto aos poucos, pois ele é relativamente extenso, me baseando predominantemente na pesquisa do Teológo Norte americano Rick Coombes.

Para começar falarei de profecias não cumpridas em relação a Babilônia contemporânea que existem na minha opinião no antigo testamento , como as profecias do livro de Jeremias no Capitulo 50 e no Capitulo 51.

Capítulo 50

 1 Esta é a palavra que o Senhor falou pelo profeta Jeremias acerca da Babilônia e da terra dos babilônios:
 2 Anunciem e proclamem entre as nações, ergam um sinal e proclamem; não escondam nada. Digam: “A Babilônia foi conquistada; Bel foi humilhado, Marduque está apavorado. As imagens da Babilônia estão humilhadas e seus ídolos apavorados”.
 3 Uma nação vinda do norte a atacará, arrasará a sua terra e não deixará nela nenhum habitante; tanto homens como animais fugirão.
 4 “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor, o seu Deus.
 5 Perguntarão pelo caminho para Sião e voltarão o rosto na direção dela. Virão e se apegarão ao Senhor numa aliança permanente que não será esquecida.
 6 Meu povo tem sido ovelhas perdidas; seus pastores as desencaminharam e as fizeram perambular pelos montes. Elas vaguearam por montanhas e colinas e se esqueceram de seu próprio curral.
 7 Todos que as encontram as devoram. Os seus adversários disseram: “Não somos culpados, pois elas pecaram contra o Senhor, sua verdadeira pastagem, o Senhor, a esperança de seus antepassados”.
 8 Fujam da Babilônia; saiam da terra dos babilônios e sejam como os bodes que lideram o rebanho.
9 Vejam! Eu mobilizarei e trarei contra a Babilônia uma coalizão de grandes nações do norte. Elas tomarão posição de combate contra ela e a conquistarão. Suas flechas serão como guerreiros bem treinados, que não voltam de mãos vazias.
 10 Assim a Babilônia[108] será saqueada; todos os que a saquearem se fartarão, declara o Senhor.
[108] Ou Caldéia
 11 Ainda que você esteja alegre e exultante, você que saqueia a minha herança; ainda que você seja brincalhão como uma novilha solta no pasto, e relinche como os garanhões,
 12 sua mãe se envergonhará profundamente; aquela que lhe deu à luz ficará constrangida. Ela se tornará a menor das nações, um deserto, uma terra seca e árida.
 13 Por causa da ira do Senhor ela não será habitada, mas estará completamente desolada. Todos os que passarem pela Babilônia ficarão chocados e zombarão por causa de todas as suas feridas.
 14 Tomem posição de combate em volta da Babilônia, todos vocês que empunham o arco. Atirem nela! Não poupem flechas, pois ela pecou contra o Senhor.
 15 Soem contra ela um grito de guerra de todos os lados! Ela se rende, suas torres caem e suas muralhas são derrubadas. Esta é a vingança do Senhor; vinguem-se dela! Façam a ela o que ela fez aos outros!
 16 Eliminem da Babilônia o semeador e o ceifeiro, com a sua foice na colheita. Por causa da espada do opressor, que cada um volte para o seu próprio povo, e cada um fuja para a sua própria terra.

( A Babilônia antiga quando foi conquistada pelo Império Persa, foi deixada praticamente intacta, e a cidade foi reaproveitada pelo Império Grego, ela foi controlada por muitos reinos distintos, tempos depois a região aonde ficava a cidade que era o centro do Império virou um deserto inabitado por 1000 anos, mais isso foi depois que o Segundo Império Babilônico havia acabado faz tempo, as outras cidades que formavam o Império continuaram a ser habitadas por outros povos, e essa profecia não parece se referir somente a cidade Babilônia que era o centro do Império Babilônico mais a todo o seu império, a profecia de Jeremias 50, que continua no capitulo 51 fala de uma destruição rapida e brutal como a descrição da destruição da Babilônia do Livro do Apocalipse e não de um processo demorado, como foi o processo até finalmente a Capital do Império ser destruida na antiguidade )

 17 “Israel é um rebanho disperso, afugentado por leões. O primeiro a devorá-lo foi o rei da Assíria; e o último a esmagar os seus ossos foi Nabucodonosor, rei da Babilônia”.
 18 Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Castigarei o rei da Babilônia e a sua terra assim como castiguei o rei da Assíria.
 19 Mas trarei Israel de volta a sua própria pasta geme ele pastará no Carmelo e em Basã; e saciará o seu apetite nos montes de Efraim e em Gileade.
 20 Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de Israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.
 21 “Ataquem a terra de Merataime aqueles que moram em Pecode. Persigam-nos, matem-nos e destruam-nos totalmente”, declara o Senhor. “Façam tudo o que lhes ordenei.
 22 Há ruído de batalha na terra; grande destruição!
 23 Quão quebrado e destroçado está o martelo de toda a terra! Quão arrasada está a Babilônia entre as nações!
 24 Preparei uma armadilha para você, ó Babilônia, e você foi apanhada antes de percebê-lo; você foi achada e capturada porque se opôs ao Senhor.
 25 O Senhor abriu o seu arsenal e trouxe para fora as armas da sua ira, pois o Soberano, o Senhor dos Exércitos, tem trabalho para fazer na terra dos babilônios.
 26 Venham contra ela dos confins da terra. Arrombem os seus celeiros; empilhem-na como feixes de cereal. Destruam-na totalmente e não lhe deixem nenhum remanescente.
 27 Matem todos os seus jovens guerreiros! Que eles desçam para o matadouro! Ai deles! Pois chegou o seu dia, a hora de serem castigados.
 28 Escutem os fugitivos e refugiados vindos da Babilônia, declarando em Sião como o Senhor, o nosso Deus, se vingou, como se vingou de seu templo.
 29 Convoquem flecheiros contra a Babilônia, todos aqueles que empunham o arco. Acampem-se todos ao redor dela; não deixem ninguém escapar. Retribuam a ela conforme os seus feitos; façam com ela tudo o que ela fez. Porque ela desafiou o Senhor, o Santo de Israel.
 30 Por isso, os seus jovens cairão nas ruas e todos os seus guerreiros se calarão naquele dia, declara o Senhor.
As origem pagã das festas Juninas
 31 “Veja, estou contra você, ó arrogante”, declara o Soberano, o Senhor dos Exércitos, “pois chegou o seu dia, a sua hora de ser castigada.
 32 A arrogância tropeçará e cairá, e ninguém a ajudará a se levantar. Incendiarei as suas cidades, e o fogo consumirá tudo ao seu redor.
 33 Assim diz o Senhor dos Exércitos: O povo de Israel está sendo oprimido, e também o povo de Judá. Todos os seus captores os prendem à força, recusando deixá-los ir.
 34 Contudo, o Redentor deles é forte; Senhor dos Exércitos é o seu nome. Ele mesmo defenderá a causa deles, e trará descanso à terra, mas inquietação aos que vivem na Babilônia.
 35 “Uma espada contra os babilônios!”, declara o Senhor; “contra os que vivem na Babilônia e contra seus líderes e seus sábios!
 36 Uma espada contra os seus falsos profetas! Eles se tornarão tolos. Uma espada contra os seus guerreiros! Eles ficarão apavorados.
 37 Uma espada contra os seus cavalos, contra os seus carros de guerra e contra todos os estrangeiros em suas fileiras! Eles serão como mulheres. Uma espada contra os seus tesouros! Eles serão saqueados.
 38 Uma espada contra as suas águas! Elas secarão. Porque é uma terra de imagens esculpidas, e eles enlouquecem por causa de seus ídolos horríveis.
 39 Por isso, criaturas do deserto e hienas nela morarão, e as corujas nela habitarão. Ela jamais voltará a ser povoada nem haverá quem nela viva no futuro.
 40 Como Deus destruiu Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas”, diz o Senhor, “ninguém mais habitará ali, nenhum homem residirá nela.

( Saddam Hussein começou um processo de reconstrução em 1983 da Cidade Babilônia que foi interrompido em 2003 devido a invasão americana ao seu país , mais algo chegou a ser construido, e o exército americano invadiu a região e tem até uma base nela, eu penso por isso que essa profecia dos versiculos 39,40 fala da Babilônia futura e não da Babilônia daquele tempo que também por exemplo não foi incendiada como descrito na profecia abaixo ao ser conquistada pelo Império Persa, que eu saiba nunca foi incendiada alias, mesmo que com o tempo a cidade tenha virado um deserto após ser dominada por diversos reinos distintos, ela não ficou inabitada por pessoas para sempre, foram reconstruidas construções antigas dela por Saddam, e além disso o exército americano até estabeleceu uma base na região, poderia se falar que a profecia é simbólica talvez, porém no versiculo 40 é citado uma comparação do que ocorrerá com essa Babilônia com o que ocorreu com as cidades de Sodoma e Gomorra, os resquicios dessas 2 cidades já foram achados pelo meio arqueológico e de fato que eu saiba nenhum ser humano habita na região desolada aonde as 2 cidades ficavam a muito tempo atrás )

 41 Vejam! Vem vindo um povo do norte; uma grande nação e muitos reis se mobilizam desde os confins da terra.
 42 Eles empunham o arco e a lança; são cruéis e não têm misericórdia, e o seu barulho é como o bramido do mar. Vêm montados em seus cavalos, em formação de batalha, para atacá-la, ó cidade[109] de Babilônia.
[109] Hebraico: filha.
 43 Quando o rei da Babilônia ouviu relatos sobre eles, as suas mãos amoleceram. A angústia tomou conta dele, dores como as de uma mulher que está dando à luz.
 44 Como um leão que sobe da mata do Jordão em direção aos pastos verdejantes, subitamente eu caçarei a Babilônia pondo-a fora de sua terra. Quem é o escolhido que designarei para isso? Quem é como eu que possa me desafiar? E que pastor pode me resistir?
 45 Por isso ouçam o que o Senhor planejou contra a Babilônia, o que ele preparou contra a terra dos babilônios: os menores do rebanho serão arrastados, e as pastagens ficarão devastadas por causa deles.
 46 Ao som da tomada da Babilônia a terra tremerá; o grito deles ressoará entre as nações.

Capitulo 51

 1 Assim diz o Senhor: Vejam! Levantarei um vento destruidor contra a Babilônia, contra o povo de Lebe-Camai[110].
[110] Lebe-Camai é um criptograma para Caldéia, isto é, a Babilônia.
 2 Enviarei estrangeiros para a Babilônia a fim de peneirá-la como trigo e devastar a sua terra. No dia de sua desgraça virão contra ela de todos os lados.
 3 Que o arqueiro não arme o seu arco nem vista a sua armadura. Não poupem os seus jovens guerreiros, destruam completamente o seu exército.
 4 Eles cairão mortos na Babilônia[111], mortalmente feridos em suas ruas.
[111] Ou Caldéia; também nos versículos 24 e 35.
 5 Israel e Judá não foram abandonadas como viúvas pelo seu Deus, o Senhor dos Exércitos, embora a terra dos babilônios esteja cheia de culpa diante do Santo de Israel.
 6 Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele lhe pagará o que ela merece.
 7 A Babilônia era um cálice de ouro nas mãos do Senhor; ela embriagou a terra toda. As nações beberam o seu vinho; por isso enlouqueceram.
 8 A Babilônia caiu de repente e ficou arruinada. Lamentem-se por ela! Consigam bálsamo para a sua ferida; talvez ela possa ser curada.
 11 Afiem as flechas, peguem os escudos! O Senhor incitou o espírito dos reis dos medos , porque seu propósito é destruir a Babilônia. O Senhor se vingará, se vingará de seu templo.

( Naquela epoca o império Medo-Persa conquistaria a Babilônia anos depois, no entanto não se cumpriu naquela epoca profecias desses 2 capitulos do livro de Jeremias sobre a rapida destruição de um "Império Babilônico" que se cumprirão com o simbólico Império Babilônico Contemporâneo )

 12 Ergam o sinal para atacar as muralhas da Babilônia! Reforcem a guarda! Posicionem as sentinelas! Preparem uma emboscada! O Senhor executará o seu plano, o que ameaçou fazer contra os habitantes da Babilônia.
 13 Você que vive junto a muitas águas e está rico de tesouros, chegou o seu fim, a hora de você ser eliminado.
 14 O Senhor dos Exércitos jurou por si mesmo: Com certeza a encherei de homens, como um enxame de gafanhotos, e eles gritarão triunfantes sobre você.
 15 Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder; firmou o mundo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento.
 16 Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem; ele faz com que as nuvens se levantem desde os confins da terra. Ele faz relâmpagos para a chuva e faz sair o vento de seus depósitos.
 17 São todos eles estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.
18 Elas são inúteis, são objeto de zombaria. Quando vier o julgamento delas, perecerão.
 19 Aquele que é a Porção de Jacó não é como esses, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade; Senhor dos Exércitos é o seu nome.
 20 Você é o meu martelo, a minha arma de guerra. Com você eu despedaço nações, com você eu destruo reinos,
 21 com você despedaço cavalo e cavaleiro, com você despedaço carro de guerra e cocheiro,
 22 com você despedaço homem e mulher, com você despedaço velho e jovem, com você despedaço rapaz e moça,
 23 com você despedaço pastor e rebanho, com você despedaço lavrador e bois, com você despedaço governadores e oficiais.
24 “Retribuirei à Babilônia e a todos os que vivem na Babilônia toda a maldade que fizeram em Sião diante dos olhos de vocês”, declara o Senhor.
 25 “Estou contra você, ó montanha destruidora, você que destrói a terra inteira”, declara o Senhor. “Estenderei minha mão contra você, eu a farei rolar dos penhascos, e farei de você uma montanha calcinada.
 26 Nenhuma pedra sua será cortada para servir de pedra angular, nem para um alicerce, pois você estará arruinada para sempre, declara o Senhor.
 27 Ergam um estandarte na terra! Toquem a trombeta entre as nações! Preparem as nações para o combate contra ela; convoquem contra ela estes reinos: Ararate, Mini e Asquenaz. Nomeiem um comandante contra ela; lancem os cavalos ao ataque como um enxame de gafanhotos.
 28 Preparem as nações para o combate contra ela: os reis dos medos, seus governadores e todos os seus oficiais, e todos os países que governam.

( O reino Medo-Persa é mencionado novamente, mais a Babilônia não foi destruida nessa epoca para nunca mais ser habitada como é descrito no decorrer dos capitulos 50 e 51 do livro do Profeta Jeremias, apenas conquistada, as cidades foram reaproveitadas pelo Império Medo-Persa nessa epoca )

29 A terra treme e se contorce de dor, pois permanecem em pé os planos do Senhor contra a Babilônia: desolar a terra da Babilônia para que fique desabitada.
 30 Os guerreiros da Babilônia pararam de lutar; permanecem em suas fortalezas. A força deles acabou; tornaram-se como mulheres. As habitações dela estão incendiadas; as trancas de suas portas estão quebradas.
 31 Um emissário vai após outro, e um mensageiro saia pós outro mensageiro para anunciar ao rei da Babilônia que sua cidade inteira foi capturada,
 32 os vaus do rio foram tomados, a vegetação dos pântanos foi incendiada, e os soldados ficaram aterrorizados.
 33 Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: “A cidade[112] de Babilônia é como uma eira; a época da colheita logo chegará para ela”.
[112] Hebraico: filha.
 34 Nabucodonosor, rei da Babilônia, devorou-nos, lançou-nos em confusão, fez de nós um jarro vazio. Tal como uma serpente ele nos engoliu, encheu seu estômago com nossas finas comidas e então nos vomitou.
 35 Que a violência cometida contra nossa carne[113]esteja sobre a Babilônia”, dizem os habitantes de Sião. “Que o nosso sangue esteja sobre aqueles que moram na Babilônia”, diz Jerusalém.
[113] Ou feita a nós e a nossos filhos
 36 Por isso, assim diz o Senhor: Vejam, defenderei a causa de vocês e os vingarei; secarei o seu mar e esgotarei as suas fontes.
 37 A Babilônia se tornará um amontoado de ruínas, uma habitação de chacais, objeto de pavor e de zombaria, um lugar onde ninguém vive.
 38 O seu povo todo ruge como leõezinhos, rosnam como filhotes de leão.
 39 Mas, enquanto estiverem excitados, prepararei um banquete para eles e os deixarei bêbados, para que fiquem bem alegre se, então, durmam e jamais acordem, declara o Senhor.
 40 Eu os levarei como cordeiros para o matadouro, como carneiros e bodes.
 41 Como Sesaque[114] será capturada! Como o orgulho de toda a terra será tomado! Que horror a Babilônia será entre as nações!
[114] Sesaque é um criptograma para Babilônia.
 42 O mar se levantará sobre a Babilônia; suas ondas agitadas a cobrirão.
 43 Suas cidades serão arrasadas, uma terra seca e deserta, uma terra onde ninguém mora, pela qual nenhum homem passa.
 44 Castigarei Bel na Babilônia e o farei vomitar o que engoliu. As nações não mais acorrerão a ele. E a muralha da Babilônia cairá.
 45 Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria vida, da ardente ira do Senhor.
( Novamente os Judeus são instruidos a sair da Babilônia, lembrando do paralelo existente em relação a quantidade de Judeus que viviam na babilônia em relação a quantidade de Judeus que hoje estão no Estados Unidos, tem mais Judeus lá do que em Israel possivelmente )
 46 Não desanimem nem tenham medo quando ouvirem rumores na terra; um rumor chega este ano, outro no próximo, rumor de violência na terra e de governante contra governante.
 47 Portanto, certamente vêm os dias quando castigarei as imagens esculpidas da Babilônia; toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos jazerão caídos dentro dela.
 48 Então o céu e a terra e tudo o que existe neles gritarão de alegria por causa da Babilônia, pois do norte destruidores a atacarão, declara o Senhor.
 49 A Babilônia cairá por causa dos mortos de Israel, assim como os mortos de toda a terra caíram por causa da Babilônia.
 50 Vocês que escaparam da espada, saiam! Não permaneçam! Lembrem-se do Senhor numa terra distante, e pensem em Jerusalém.
 51 Vocês dirão: “Estamos envergonhados pois fomos insultados e a vergonha cobre o nosso rosto, porque estrangeiros penetraram nos lugares santos do templo do Senhor”.
 52 “Portanto, certamente vêm os dias”, declara o Senhor, “quando castigarei as suas imagens esculpidas, e por toda a sua terra os feridos gemerão.
 53 Mesmo que a Babilônia chegue ao céu e fortifique no alto a sua fortaleza, enviarei destruidores contra ela, declara o Senhor.
 54 Vem da Babilônia o som de um grito; o som de grande destruição vem da terra dos babilônios.
 55 O Senhor destruirá a Babilônia; ele silenciará o seu grande ruído. Ondas de inimigos avançarão como grandes águas; o rugir de suas vozes ressoará.
 56 Um destruidor virá contra a Babilônia; seus guerreiros serão capturados, e seus arcos serão quebrados. Pois o Senhor é um Deus de retribuição; ele retribuirá plenamente.
 57 Embebedarei os seus líderes e os seus sábios; os seus governadores, os seus oficiais e os seus guerreiros. Eles dormirão para sempre e jamais acordarão, declara o Rei, cujo nome é Senhor dos Exércitos.
 58 Assim diz o Senhor dos Exércitos: “A larga muralha da Babilônia será desmantelada e suas altas portas serão incendiadas. Os povos se exaurem por nada, o trabalho das nações não passa de combustível para as chamas”.
 59 Esta é a mensagem que Jeremias deu ao responsável pelo acampamento, Seraías, filho de Nerias, filho de Maaséias, quando ele foi à Babilônia com o rei Zedequias de Judá, no quarto ano do seu reinado.
 60 escreveu num rolo todas as desgraças que sobreviriam à Babilônia, tudo que fora registrado acerca da Babilônia.
 61 Ele disse a Seraías: Quando você chegar à Babilônia, tenha o cuidado de ler todas estas palavras em alta voz.
 62 Então diga: Ó Senhor, disseste que destruirás este lugar, para que nem homem nem animal viva nele, pois ficará em ruínas para sempre.
 63 Quando você terminar de ler este rolo, amarre nele uma pedra e atire-o no Eufrates.
 64 Então diga: Assim Babilônia afundará para não mais se erguer, por causa da desgraça que trarei sobre ela. E seu povo cairá. Aqui terminam as palavras de Jeremias.

( A Babilônia reaparece na tribulação, creio que a Babilônia que afundará para jamais se reerguer e que vai ser totalmente destruida será a do tempo da tribulação, já que o império Babilônico daquele tempo terminou , no entanto a cidade Babilônia que era o centro do império foi mantida intacta pelo Império Medo/Persa, e muitas cidades do antigo Império são habitadas até hoje, ter jogado uma pedra no rio eufrates tem paralelo com a passagem de apocalipse que fala do anjo que joga uma pedra de moinho no mar, falando que assim também a Babilônia será destruida para nunca mais ser habitada por seres humanos. )

O livro de Isaías no capitulo 13 possivelmente também fala no mesmo assunto

Capítulo 13
 1 Advertência contra a Babilônia, que Isaías, filho de Amoz, recebeu em visão:
 2 Levantem uma bandeira no topo de uma colina desnuda, gritem a eles; chamem-nos com um aceno, para que entrem pelas portas dos nobres.

( Coombes menciona que essa expressão do versiculo 2 é associada a um tempo em que o Messias aparecerá para o povo Judeu )

 3 Eu mesmo ordenei aos meus santos; para executarem a minha ira já convoquei os meus guerreiros, os que se regozijam com o meu triunfo.
 4 Escutem! Há um barulho nos montes como o de uma grande multidão! Escutem! É uma gritaria entre os reinos, como nações formando uma imensa multidão! O Senhor dos Exércitos está reunindo um exército para a guerra.
 5 Eles vêm de terras distantes, lá dos confins dos céus; o Senhor e as armas da sua ira, para destruírem todo o país.
 6 Chorem, pois o dia do Senhor está perto; virá como destruição da parte do Todo-poderoso.
 7 Por isso, todas as mãos ficarão trêmulas, o coração de todos os homens se derreterá.
 8 Ficarão apavorados, dores e aflições os dominarão; eles se contorcerão como a mulher em trabalho de parto. Olharão chocados uns para os outros, com os rostos em fogo.
 9 Vejam! O dia do Senhor está perto, dia cruel, de ira e grande furor, para devastar a terra e destruir os seus pecadores.
 10 As estrelas do céu e as suas constelações não mostrarão a sua luz. O sol nascente escurecerá, e a lua não fará brilhar a sua luz.
 11 Castigarei o mundo por causa da sua maldade, os ímpios pela sua iniqüidade. Darei fim à arrogância dos altivos e humilharei o orgulho dos cruéis.

( Essa parte do capitulo passagem me parece que tem paralelo com o julgamento final de Deus durante a tribulação, o dia em que estrelas o sol e a lua perderão sua luz é associado a isso, é citado também "o dia do senhor" )

 12 Tornarei o homem mais escasso do que o ouro puro, mais raro do que o ouro de Ofir.
 13 Por isso farei o céu tremer, e a terra se moverá do seu lugar diante da ira do Senhor dos Exércitos, no dia do furor da sua ira.
 14 Como a gazela perseguida, como a ovelha que ninguém recolhe, cada um voltará para o seu povo, cada um fugirá para a sua terra.
 15 Todo o que for capturado será traspassado; todos os que forem apanhados cairão à espada.
 16 Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres, violentadas.
 17 Vejam! Eu despertarei contra eles os medos, que não se interessam pela prata nem se deleitam com o ouro.
 18 Seus arcos ferirão os jovens, e eles não terão misericórdia dos bebês, nem olharão com compaixão para as crianças.
 19 Babilônia, a jóia dos reinos, o esplendor do orgulho dos babilônios[40], será destruída por Deus, à semelhança de Sodoma e Gomorra.
[40] Ou caldeus
20 Nunca mais será repovoada nem habitada, de geração em geração; o árabe não armará ali a sua tenda e o pastor não fará descansar alio seu rebanho.
21 Mas as criaturas do deserto lá estarão, e as suas casas se encherão de chacais; nela habitarão corujas e saltarão bodes selvagens.
 22 As hienas uivarão em suas fortalezas, e os chacais em seus luxuosos palácios. O tempo dela está terminando, e os seus dias não serão prolongados.

( Apesar dos Medos serem citados, o que tem paralelo com a babilônia daquela epoca, novamente é citado um paralelo entre a destruição de Babilônia com a destruição de Sodoma e Gomorra que literalmente virou um local desolado que nunca mais foi habitado por um ser humano, isso so pode se referir a futura Babilônia, que no livro apocalipse é descrita como tendo uma destruição do mesmo tipo, enquanto a babilônia da epoca nunca sofreu uma destruição dessa maneira, sem falar que cidades do antigo império são habitadas até hoje ( até mesmo o local aonde ficava a capital do império ), diferente da descrição referente acerca dessa babilônia futura que provavelmente nunca mais será habitada por nenhum ser humano )

Vamos analisar agora o Livro de Isaias e parte do capitulo 14

 1 O Senhor terá compaixão de Jacó; tornará a escolher Israel e os estabelecerá em sua própria terra. Os estrangeiros se juntarão a eles e farão parte da descendência de Jacó. ( Os não Judeus, lembrando que os não judeus seguidores de Cristo são considerados pela biblia como filhos adotados da Nação de Israel )
 2 Povos os apanharão e os levarão ao seu próprio lugar. E a descendência de Israel possuirá os povos como servos e servas na terra do Senhor. Farão prisioneiros os seus captores e dominarão sobre os seus opressores.
 3 No dia em que o Senhor lhe der descan­so do sofrimento, da perturbação e da cruel escravidão que sobre você foi imposta,
 4 você zombará assim do rei da Babilônia: Como chegou ao fim o opressor! Sua arrogância[41] acabou-se!
[41] Conforme os manuscritos do mar Morto, a Septuaginta e a Versão Siríaca.
 5 O Senhor quebrou a vara dos ímpios, o cetro dos governantes,
 6 que irados feriram os povos com golpes incessantes, e enfurecidos subjugaram as nações com perseguição implacável.
 7 Toda a terra descansa tranqüila, todos irrompem em gritos de alegria.
 8 Até os pinheiros e os cedros do Líbano alegram-se por sua causa e dizem: “Agora que você foi derrubado, nenhum lenhador vem derrubar-nos!”
 9 Nas profundezas o Sheol[42] está todo agitado para recebê-lo quando chegar. Por sua causa ele desperta os espíritos dos mortos, todos os governantes da terra. Ele os faz levantar-se dos seus tronos, todos os reis dos povos.
[42] Essa palavra pode ser traduzida por sepultura, profundezas, pó ou morte; também no versículo 15
 10 Todos responderão e lhe dirão: “Você também perdeu as forças como nós, e tornou-se como um de nós”.
 11 Sua soberba foi lançada na sepultura, junto com o som das suas liras; sua cama é de larvas, sua coberta, de vermes.
 12 Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
 13 Você, que dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo[43].
[43] Ou alto do norte. Hebraico: zafon.
 14 Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.
 15 Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!
 16 Os que olham para você admiram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam: É esse o homem que fazia tremer a terra, abalava os reinos,
17 fez do mundo um deserto, conquistou cidades e não deixou que os seus prisioneiros voltassem para casa?

( Estrela da manhã, como Lúcifer ( Palavra do Latim ) significam a mesma coisa, a palavra Lúcifer é associada como um nome a esse anjo caido descrito na biblia, no meio Ocultista, apesar desse anjo caido estar condenado já, tendo ações limitadas, ele ainda pode acusar os homens e tentar eles ao mal, Deus permite que ele faça isso ao meu ver para os homens conhecerem o mal e escolherem o que farão diante disso, para que eles tenham a possibilidade conhecer os 2 lados da moeda, tendo liberdade para escolher o que farão, de outra forma não tendo isso os humanos seriam como robôs. Ele é associado na passagem a figura de um rei da babilônia, creio que isso signifique que ele era um tipo de autoridade espiritual sobre esse reino de onde deriva a religião pagã de mistérios ( Como é uma autoridade espiritual da futura Babilônia em si também, pois Isaías 14 fala de uma Babilônia da epoca em que ele cairá na terra e será condenado, ele só sofrerá seu julgamento final na Tribulação mesmo que já esteja condenado e saiba que lhe resta pouco tempo antes disso ). No livro do apocalipse no capitulo 12 é descrito que Satanás será atirado a terra, e depois disso será condenado ao lago de fogo, assim Lúcifer que foi um querubim ungido de natureza espiritual e eterno um dia, morrerá como se fosse um homem no julgamento final ( Sofrendo então sua morte no sentido espiritual, também chamada na biblia de segunda orte, anjos são de natureza espiritual eterna, mais uma vez que caem estão sujeitos a morrer assim como seres humanos, se tornando como um de nós ). No livro de Enoque que fez parte da Biblia até o quarto século depois de Cristo e que foi considerado inspirado até a Igreja Católica tirar ele sem uma boa justificativa da biblia, Lúcifer é associado a figura da Serpente do Éden que é ligada a Satanás em Apocalipse 12. Em relação ao titulo de estrela da manhã, dificil estabelecer se ele adotou ele para tentar imitar ao Messias que possue o mesmo titulo que em relação ao Messias é associado ao governo Milenar de Cristo, ou se ele tinha esse titulo antes de cair, e por teimosia e orgulho age como se ainda fosse digno dele. )

 19 Mas você é atirado fora do seu túmulo, como um galho rejeitado; como as roupas dos mortos que foram feridos à espada; como os que descem às pedras da cova; como um cadáver pisoteado,
 20 você não se unirá a eles num sepultamento, pois destruiu a sua própria terra, e matou o seu próprio povo. Nunca se mencione a descendência dos malfeitores!
 21 Preparem um local para matar os filhos dele por causa da iniqüidade dos seus antepassados; para que eles não se levantem para herdar a terra e cobri-la de cidades.
 22 “Eu me levantarei contra eles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Eliminarei da Babilônia o seu nome e os seus sobreviventes, sua prole e os seus descendentes”, diz o Senhor.
 23 “Farei dela um lugar para corujas e uma terra pantanosa; vou varrê-la com a vassoura da destruição”, diz o Senhor dos Exércitos.
 24 O Senhor dos Exércitos jurou: Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será.
 25 Esmagarei a Assíria na minha terra; nos meus montes a pisotearei. O seu jugo será tirado do meu povo, e o seu fardo, dos ombros dele.
 26 Esse é o plano estabelecido para toda a terra; essa é a mão estendida sobre todas as nações.

( Esse versiculo 26 da a entender que a passagem fala de um julgamento futuro sobre o mundo, apesar de citar também o antigo reino da Assiria que foi julgado a muito tempó atrás )

Apocalipse 12

 3 Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas[19].
[19] Grego: diademas.
 4 Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas ( Anjos são representados como estrelas em alguns versículos biblicos, muitos creem que as estrelas desse versículo falem dos anjos caidos que seguiram a Lúcifer na sua rebelião ) do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.

 7 Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.
 8 Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus.
 9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra. ( Assim como descrito em Isaías 14, ele é lançado na terra, nesse momento deve estar em alguma dimensão espiritual desconhecida longe da presença de Deus, porque caiu, na Tribulação por um curto periodo de tempo ele terá poder e autoridade sobre a terra )
 10 Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.

( Acusa como fez contra Jó e tenta ao mal, como quando tentou tentar Jesus no deserto por exemplo, como bem sabemos no fim do livro do apocalipse ele é julgado, e lançado ao lago de fogo aonde sofre "a segunda morte", aonde sofrerá pela eternidade, nesse momento será cumprida a profecia sobre a "morte" de Lúcifer, o Querubim Ungido que se rebelou e desafiou a Deus, que era de natureza espiritual e eterna vai morrer como se fosse um ser humano )

Isaías 18

 1 Ai da terra do zumbido de insetos[46]ao longo dos rios da Etiópia[47],
[46] Ou gafanhotos
[47] Hebraico: de Cuxe.

( Na tradução inglesa da versão biblica do Rei Jaime que é uma das mais elogiadas do mundo é utilizada a expressão "beyond" ao invez de ao longo, beyond significa "além", e Coombes indentifica os rios associados com a Etiopia indiretamente com a Babilônia, isso porque na Etiopia existia um dos 4 grandes rios que supostamente rodeava o Éden, o rio Gion ( Indentificado pelo historiador Judeu Josefo como o rio Nilo ), os outros rios são o Pisom e também o Tigre e o Eufrates que passavam pela babilônia que um dia já foi uma terra com muita agua. Coombes também pensa que a expressão "beyond" é referência a uma Babilônia que seria distante geograficamente da antiga Babilônia da epoca de Isaías, se isso é verdade eu não sei, no entanto essa profecia parece ser relacionada a um tempo futuro mesmo, e na a um país da epoca, talvez por isso não seja indentificado claramente de que país a profecia fala, pois talvez ele nem existisse na epoca. )

 2 que manda emissários pelo mar em barcos de papiro sobre as águas. Vão, ágeis mensageiros, a um povo alto e de pele macia, a um povo temido pelos que estão perto e pelos que estão longe, nação agressiva e de fala estranha, cuja terra é dividida por rios.
 3 Todos vocês, habitantes do mundo, vocês que vivem na terra, quando a bandeira for erguida sobre os montes, vocês a verão, e, quando soar a trombeta, vocês a ouvirão.
 4 Assim diz o Senhor: “Do lugar onde moro ficarei olhando, quieto como o ardor do sol reluzente, como a nuvem de orvalho no calor do tempo da colheita”.
 5 Pois, antes da colheita, quando a floração der lugar ao fruto e as uvas amadurecerem, ele cortará os brotos com a podadeira e tirará os ramos longos.
 6 Serão todos entregues aos abutres das montanhas e aos animais selvagens; as aves se alimentarão deles todo o verão, e os animais selvagens, todo o inverno.
 7 Naquela ocasião dádivas serão trazidas ao Senhor dos Exércitos da parte de um povo alto e de pele macia, da parte de um povo temido pelos que estão perto e pelos que estão longe, nação agressiva e de fala estranha, cuja terra é dividida por rios. As dádivas serão trazidas ao monte Sião, ao local do nome do Senhor dos Exércitos.

Isaías 21

 1 Advertência contra o deserto junto ao mar: Como um vendaval em redemoinhos que varre todo o Neguebe, um invasor vem do deserto, de uma terra pavorosa.
 2 Eu tive uma visão terrível: O traidor fora traído, o saqueador, saqueado. Elão, vá à luta! Média, feche o cerco! Porque ponho fim a todo gemido que ela provocou.
 3 Diante disso fiquei tomado de angústia, tive dores como as de uma mulher em trabalho de parto; estou tão transtornado que não posso ouvir, tão atônito que não posso ver.
 4 O meu coração se estremece, o temor toma conta de mim; o anoitecer que eu tanto aguardava transformou-se em terror para mim.
 5 Eles põem as mesas, estendem a toalha, comem, bebem! Levantem-se, líderes, preparem os escudos!
 6 Assim me diz o Senhor: Vá, coloque um vigia de prontidão para que anuncie tudo o que se aproximar.
 7 Quando ele vir carros com parelhas de cavalos, homens montados em jumentos ou em camelos, fique alerta, bem alerta.
 8 Então o vigia[50] gritou: Dia após dia, meu senhor, eu fico na torre das sentinelas; todas as noites permaneço em meu posto.
[50] Conforme os manuscritos do mar Morto e a Versão Siríaca. O Texto Massorético diz um leão.
 9 Veja! Ali vem um homem num carro com uma parelha de cavalos, e ele diz: “Caiu! A Babilônia caiu! Todas as imagens dos seus deuses estão despedaçadas no chão!”
 10 Ah, meu povo malhado na eira! Eu lhes conto o que ouvi da parte do Senhor dos Exércitos, da parte do Deus de Israel.

( Em relação a esse capítulo 21 eu tenho minhas dúvidas se ele se refere a babilônia do tempo da tribulação , mencionei esses versículos dele porque a opinião dautor que eu estou citando é de que ele fala da Babilônia da tribulação, assim os leitores podem pensar sobre o que ele diz e formar uma opinião a respeito )

Isaías 24

 7 O vinho novo vai-se, e a videira murcha; todos os que se divertiam gemem.
 8 O som festivo dos tamborins foi silenciado, o barulho dos que se alegram parou, a harpa cheia de júbilo está muda.
 9 Já não bebem vinho entoando canções; a bebida fermentada é amarga para os que a bebem.
 10 A cidade vã está em ruínas; a entrada de cada casa está fechada.
 11 Nas ruas clamam por vinho; toda a alegria chegou ao fim, toda celebração foi eliminada da terra.
 12 A cidade foi deixada em ruínas, sua porta feita em pedaços.
 13 Assim será na terra, entre as nações, como quando se usa a vara na oliveira ou se buscam os restos das uvas após a colheita.
 14 Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o ocidente aclamam a majestade do Senhor.
 15 Dêem glória, pois, ao Senhor no oriente, e nas ilhas do mar exaltem o nome do Senhor, o Deus de Israel.
 16 Desde os confins da terra ouvimos cantar: “Glória seja dada ao Justo!” Mas eu disse: “Que desgraça! Que desgraça! Ai de mim! Os traidores traem! Os traidores agem traiçoeiramente!”
 17 Pavor, cova e laço os aguardam, ó habitantes da terra!
 18 Quem fugir ao grito de terror cairá na cova; quem sair da cova será pego no laço. Abertas estão as comportas dos céus; tremem os alicerces da terra.
 19 A terra foi despedaçada, está destruída, totalmente abalada!
 20 A terra cambaleia como um bêbado, balança como uma cabana ao vento; tão pesada sobre ela é a culpa de sua rebelião que ela cai para nunca mais se levantar!
 21 Naquele dia o Senhor castigará os poderes em cima nos céus e os reis embaixo na terra.
 22 Eles serão arrebanhados como prisioneiros numa masmorra, trancados numa prisão e castigados[59] depois de muitos dias.
[59] Ou soltos
 23 A lua ficará humilhada, e o sol, envergonhado; pois o Senhor dos Exércitos reinará no monte Sião e em Jerusalém, glorioso na presença dos seus líderes!

( Isaias 24 fala do futuro julgamento de Deus sobre o mundo, o teológo Rick Coombes crê que o versiculo 10 seja uma referência a simbólica cidade Babilônia que será destruida no julgamento futuro )


Isaias 47

1 Desça, sente-se no pó, Virgem Cidade[96] de Babilônia; sente-se no chão sem um trono, Filha dos babilônios. Você não será mais chamada mimosa e delicada.
[96] Hebraico: Filha; também no versículo 5.
 2 Apanhe pedras de moinho e faça farinha; retire o seu véu. Levante a saia, desnude as suas pernas e atravesse os riachos.
 3 Sua nudez será exposta e sua vergonha será revelada. Eu me vingarei; não pouparei nin­guém.
 4 Nosso redentor, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, é o Santo de Israel.
 5 Sente-se em silêncio, entre nas trevas, cidade dos babilônios; você não será mais chamada rainha dos reinos.
 6 Fiquei irado contra o meu povo e profanei minha herança; eu os entreguei nas suas mãos, e você não mostrou misericórdia para com eles. Mesmo sobre os idosos você pôs um jugo muito pesado.
 7 Você disse: “Continuarei sempre sendo a rainha eterna!”Mas você não ponderou estas coisas, nem refletiu no que poderia acontecer.
 8 Agora, então, escute, criatura provocadora, que age despreocupada e preguiçosamente em sua segurança, e diz a si mesma: “Somente eu, e mais ninguém. Jamais ficarei viúva nem sofrerei a perda de filhos”.
 9 Estas duas coisas acontecerão a você num mesmo instante, num único dia, perda de filhos e viuvez; virão sobre você com todo o seu peso, a despeito de suas muitas feitiçarias e de todas as suas poderosas palavras de encantamento.

( Novamente uma passagem que fala de uma Babilônia que sofrerá uma destruição rapida, o que não bate com o antigo império babilônico, mais bate com a descrição da Babilônia do tempo do livro do apocalipse, o versiculo 7 e 8 desse capitulo tem um paralelo notavel com uma passagem de apocalipse 18, no versiculo 7 aonde babilônia se declara uma rainha que nunca ficará viuva e que nunca terá tristeza )

10 Você confiou em sua impiedade e disse: “Ninguém me vê”. Sua sabedoria e seu conhecimento a enganam quando você diz a si mesma: “Somente eu, e mais ninguém além de mim”.
 11 A desgraça a alcançará e você não saberá como esconjurá-la. Cairá sobre você um mal do qual você não poderá proteger-se com um resgate; uma catástrofe que você não pode prever cairá repentinamente sobre você.
 12 Continue, então, com suas palavras mágicas de encantamento e com suas muitas feitiçarias, nas quais você tem se afadigado desde a infância. Talvez você consiga, talvez provoque pavor.
 13 Todos os conselhos que você recebeu só a deixaram extenuada! Deixe seus astrólogos se apresentarem, aqueles fitadores de estrelas que fazem predições de mês a mês, que eles a salvem daquilo que está vindo sobre você;
 14 sem dúvida eles são como restolho; o fogo os consumirá. Eles não podem nem mesmo salvar-sedo poder das chamas. Aqui não existem brasas para aquecer ninguém; não há fogueira para a gente sentar-se ao lado.
 15 Isso é tudo o que eles podem fazer por você, esses com quem você se afadigou e com quem teve negócios escusos desde a infância. Cada um deles prossegue em seu erro; não há ninguém que possa salvá-la.

Isaias 48

14 Reúnam-se, todos vocês, e escutem: Qual dos ídolos predisse essas coisas? O amado do Senhor cumprirá seu propósito contra a Babilônia; seu braço será contra os babilônios.
 15 Eu, eu mesmo, falei; sim, eu o chamei. Eu o trarei, e ele será bem-sucedido em sua missão.
 16 “Aproximem-se de mim e escutem isto: “Desde o primeiro anúncio não falei secretamente; na hora em que acontecer, estarei ali.” E agora o Soberano, o Senhor, me enviou, com seu Espírito.
 17 Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir.
 18 Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.
 19 Seus descendentes seriam como a areia, seus filhos, como seus inúmeros grãos; o nome deles jamais seria eliminado nem destruído de diante de mim.
 20 Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e proclamem-no. Enviem-no aos confins da terra; digam: O Senhor resgatou seu servo Jacó.
 21 Não tiveram sede quando ele os conduziu através dos desertos; ele fez água fluir da rocha para eles; fendeu a rocha, e a água jorrou.
 22 “Não há paz alguma para os ímpios”, diz o Senhor.


Baseado nos textos citados acima Rick Coombes afirma que da para encontrar 33 caracteristicas referentes a futura Babilônia do livro do apocalipse nas passagens mencionadas acima junto a outras passagens que serão citadas a seguir:

1: De acordo com a pesquisa de Rick Coombes, entre 600 anos antes de Cristo até a 400 anos depois de Cristo a antiga Babilônia tinha mais Judeus vivendo nela do que em Israel , esse paralelo é encontrado com o Estados Unidos, que possivelmente mesmo com o grande crescimento atual da população de Israel, ainda tem a maior comunidade Judaica do mundo ( Ou a maior comunidade de Judeus que preservaram a tradição religiosa Judaica, ou que ao menos tem uma noção que são descendentes de Judeus ), A cidade de Nova York particulamente tem uma enorme comunidade judaica, são citadas as seguintes passagens que seriam relacionadas a essa questão.

Jeremias 50

 8 Fujam da Babilônia; saiam da terra dos babilônios e sejam como os bodes que lideram o rebanho. ( No versiculo 4 desse capitulo é utilizado uma expressão em relação ao povo Judeu "naqueles dias e naquela epoca" que é uma expressão associada segundo o Teológo Rick Coombes ao tempo da chegada do Messias )

28 Escutem os fugitivos e refugiados vindos da Babilônia, declarando em Sião como o Senhor, o nosso Deus, se vingou, como se vingou de seu templo.

Jeremias 51

 6 Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele lhe pagará o que ela merece. ( No versiculo anterior é deixado claro que isso é dito ao povo Judeu )

45 Saia dela, meu povo! Cada um salve a sua própria vida, da ardente ira do Senhor.
 46 Não desanimem nem tenham medo quando ouvirem rumores na terra; um rumor chega este ano, outro no próximo, rumor de violência na terra e de governante contra governante. ( "Saia dela, meu povo" é uma expressão antigo comum dos judeus segundo Rick Coombes, lendo se os versiculos anteriores, se dá a entender que a passagem se refere de fato ao povo Judeu )

Isaias 48

 20 Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e proclamem-no. Enviem-no aos confins da terra; digam: O Senhor resgatou seu servo Jacó.

Apocalipse 18

 1 Depois disso vi outro anjo que descia dos céus. Tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada por seu esplendor.
 2 E ele bradou com voz poderosa: Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo[32], antro de toda ave impura e detestável,
[32] Ou maligno
 3 pois todas as nações beberam do vinho da fúria da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela; à custa do seu luxo excessivo os negociantes da terra se enriqueceram.
 4 Então ouvi outra voz dos céus que dizia: Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam!
 5 Pois os pecados da Babilônia acumularam-se até o céu, e Deus se lembrou dos seus crimes.

2: A Babilônia futura se tornará a menor das nações . ( devido a sua destruição, antes disso ela será o ultimo principal poder no mundo ( Tirando o governo mundial das 2 bestas na tribulação é claro ) como é deixado claro em diversas menções em relação a ela, a nação que é a mais poderosa do mundo sem dúvida ainda é o Estados Unidos, apesar que ela já começa a entrar em decadência a alguns anos, ela era bem mais poderosa a décadas anteriores )

Jeremias 50

12 sua mãe se envergonhará profundamente; aquela que lhe deu à luz ficará constrangida. Ela se tornará a menor das nações, um deserto, uma terra seca e árida.
 13 Por causa da ira do Senhor ela não será habitada, mas estará completamente desolada. Todos os que passarem pela Babilônia ficarão chocados e zombarão por causa de todas as suas feridas.

3: A Babilônia futura será um local aonde os lideres do mundo se reunirão. ( A Sede oficial da ONU reside na cidade de Nova York nos Estados Unidos, esse País é muito influente dentro dessa organização, e lideres do mundo inteiro se reunem lá com frequência )

Jeremias 51

 44 Castigarei Bel na Babilônia e o farei vomitar o que engoliu. As nações não mais acorrerão a ele. E a muralha da Babilônia cairá. ( De acordo com Coombes no texto original hebraico, é utilizada a palavra "nahar" que no contexto da passagem faria referência a ir se reunir em algum lugar ( Para tipo uma reunião, assembléia ), a palavra acorrerão pode significar também dependendo do contexto "sair ou vir ao encontro" )

4: A Babilônia futura de acordo com Coombes será algo como a policia do mundo.

Jeremias 50

 23 Quão quebrado e destroçado está o martelo de toda a terra! Quão arrasada está a Babilônia entre as nações! ( De acordo com Coombes martelo de toda a terra era uma forma de falar dos Judeus que poderia representar o conceito atual da expressão policia do mundo, uma nação que supostamente usa a força para manter a ordem no mundo. ( Isso não implica que a ordem estabelecida seja uma situação boa, ditadores também usam da força para controlar a situação do lugar que comandam. )

5: A futura Babilônia será um local muito próspero financeiramente. ( Nenhum local é tão prospero financeiramente como o Estados Unidos, e a anos atrás a diferença era até muito mais esmagadora em relação a outras nações )

Jeremias 51

 13 Você que vive junto a muitas águas e está rico de tesouros, chegou o seu fim, a hora de você ser eliminado.

6: A futura Babilônia será uma terra com muitas fontes de agua assim como a Antiga Babilônia. ( Isso definitivamente não bate com a região da Meca, nem com a Cidade do Vaticano, no entanto bate com o Estados Unidos que tem muitos rios grandes dentro do país, e ao seu redor tem oceanos )

Jeremias 51

 13 Você que vive junto a muitas águas e está rico de tesouros, chegou o seu fim, a hora de você ser eliminado.

 35 Que a violência cometida contra nossa carne[113]esteja sobre a Babilônia”, dizem os habitantes de Sião. “Que o nosso sangue esteja sobre aqueles que moram na Babilônia”, diz Jerusalém.
[113] Ou feita a nós e a nossos filhos
 36 Por isso, assim diz o Senhor: Vejam, defenderei a causa de vocês e os vingarei; secarei o seu mar e esgotarei as suas fontes.

 42 O mar se levantará sobre a Babilônia; suas ondas agitadas a cobrirão.

Isaías 18

 1 Ai da terra do zumbido de insetos[46]ao longo dos rios da Etiópia[47],
[46] Ou gafanhotos
[47] Hebraico: de Cuxe.
 2 que manda emissários pelo mar em barcos de papiro sobre as águas. Vão, ágeis mensageiros, a um povo alto e de pele macia, a um povo temido pelos que estão perto e pelos que estão longe, nação agressiva e de fala estranha, cuja terra é dividida por rios.

7: A futura Babilônia será uma terra com muitos imigrantes. ( Nenhuma terra encorajou ou teve tantos imigrantes do mundo todo como a América, a Estatua da Liberdade que é o maior idolo do mundo, que é uma estatua da Deusa Babilônica Ishtar na verdade, é conhecida também como a "mãe do exilio", interessante essa menção considerando que o povo Judeu ( considerando os que não perderam e os que perderam contato com sua herança judaica ) em boa parte ainda está exilado fora de Israel, e tem muitos que tem noção de sua herança no Estados Unidos ( Na epoca do império babilônico e mesmo depois da volta do exilio tinha muitos lá também ), a menção sobre a prostituta sentada acima de muitas aguas que representam, povos nações e linguas de apocalipse 17 também é significativa e pode ter relação com os imigrantes que vivem na américa mesmo. )

Jeremias 50

 16 Eliminem da Babilônia o semeador e o ceifeiro, com a sua foice na colheita. Por causa da espada do opressor, que cada um volte para o seu próprio povo, e cada um fuja para a sua própria terra.

Jeremias 51

6 Fujam da Babilônia! Cada um por si! Não sejam destruídos por causa da iniqüidade dela. É hora da vingança do Senhor; ele lhe pagará o que ela merece.
 7 A Babilônia era um cálice de ouro nas mãos do Senhor; ela embriagou a terra toda. As nações beberam o seu vinho; por isso enlouqueceram.
 8 A Babilônia caiu de repente e ficou arruinada. Lamentem-se por ela! Consigam bálsamo para a sua ferida; talvez ela possa ser curada.
 9 “Gostaríamos de ter curado Babilônia, mas ela não pode ser curada; deixem-na e vamos, cada um para a sua própria terra, pois o julgamento dela chega ao céu, eleva-se tão alto quanto as nuvens.

Apocalipse 17

 1 Um dos sete anjos que tinham as sete taças aproximou-se e me disse: Venha, eu lhe mostrarei o julgamento da grande prostituta que está sentada sobre muitas águas,
 2 com quem os reis da terra se prostituíram; os habitantes da terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.
 3 Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres.
 4 A mulher estava vestida de púrpura e vermelho, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição.
 5 Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.

 15 Então o anjo me disse: As águas que você viu, onde está sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.
 16 A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo,
 17 pois Deus colocou no coração deles o desejo de realizar o propósito que ele tem, levando-os a concordarem em dar à besta o poder que eles têm para reinar até que se cumpram as palavras de Deus.
 18 A mulher que você viu é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

( Vale lembrar que na biblia prostituição pode significar simbolicamente imoralidade religiosa e também Comércio, eu creio que a "cidade" Babilônia dessa passagem seja Nova York, a razão disso será explicada no decorrer das matérias, detalhe que no versiculo 16 é descrita uma destruição similar a descrita em outras passagens que citei anteriormente, do antigo testamento
que não se cumpriram durante o fim do Império Babilônico criado por Nimrode, e devem se cumprir com a ultima Babilônia, a a Babilônia ser descrita como prostituta é significativo por outra razão, o culto religioso da Deusa Ishtar envolvia prostituição para propósitos religiosos e todo o tipo de libertinagem sexual era permitida por ela, a estatua da Liberdade que é o maior Idolo existente no mundo, é uma representação da Deusa Romana Libertas, uma versão romana do culto pagão a Deusa Ishtar, possivelmente a representação da Babilônia como uma prostituta seja algo associado a ela também, Ishtar era conhecida como "A Rainha dos Céus" e seu culto se espalhou pelo o mundo, ela sendo chamadas por nomes diferentes em váriadas regiões )




Capa do livro Teólogo Americano Rick Coombes, que encontrou muitos paralelos entre as profecias relacionadas a Babilônia citada no Apocalipse e os Estados Unidos e a cidade de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.