Esta é a ordem a ser seguida no Seder de Pessach:
Kadesh ( santificação ) - Recitação do kidush e a ingestão do primeiro copo de vinho. ( Vinho remete ao sangue derramado do sacrificio messias, o cordeiro santo, e é uma representação simbolica de comunhão com ele que remete a santa ceia com os apostolos )
Urchatz (lavagem) - Lavagem de mãos. ( Creio que isso represente a santificação que um servo de Deus deve buscar por meio da comunhão com o Messias )
Karpas - Mergulha-se karpas (batata, ou outro vegetal), em água salgada ( sal na biblia muitas vezes representa pureza espíritual, Jesus disse para sermos o sal da terra ). Recita-se a benção e a karpas é comida em lembrança às lágrimas do sofrimento do povo de Israel .
Yachatz (divisão da matzá) - A matzá é partida ao meio e embrulha-se o pedaço maior e separando-o de lado para o Afikoman . ( O Matzá é o pão sem fermento que os Judeus comiam )
Maguid (conto) - Conta-se a história do êxodo do Egito e sobre a instituição de Pessach.Inclui a recitação das "Quatro perguntas" e bebe-se o segundo copo de vinho.
Rachatzá ( lavagem ) - Segunda lavagem de mãos.
Motzi Matzá - O chefe da casa ergue os três pedaços de matzá e faz as bençãos das matzot. As matzot são partidas e distribuídas.
Maror (raiz forte) - São comidas as raízes fortes relembrando a escravidão e o sofrimento dos judeus no Egito.
Korech (sanduíche) - Faz-se um sanduíche com a matzá, maror e charosset.
Shulchan Orech - É realizada a refeição festiva.
Tzafon (escondido) - Aqui é comida a matzá que havia sido guardada.
Barech (Bircat HaMazon) - É recitada a benção após as refeições. Bebe-se o terceiro copo de vinho.
Halel (louvor) - Salmos e cânticos são recitados. Bebe-se o quarto copo de vinho.
Nirtza (ser aceito) - Alguns cânticos são entoados e têm-se o costume de finalizar o jantar com os votos de LeShaná HaBa'á B'Yerushalaim - "Ano que vem em Jerusalém" como afirmação de confiança na redenção final do povo judeu. ( E os não judeus que aceitam o Messias Jesus como seu salvador pessoal também receberão esse redenção final junto aos Judeus que se voltarem ao Messias )
Muitos devem se perguntar considerando que essas são as tradições originais da Pascoa estabelecida por Deus, de onde veio a tradição do ovo e do coelho da pascoa, ela na verdade tem origem puramente pagã, deriva na verdade da religião de mistérios da Babilônia, eu vou falar dela em outra matéria que vou fazer depois dessa.
Depois da pascoa temos o Chag Matzot (festa dos pães ázimos) é o nome dado ao sete dias de comemoração após o Pessach. De acordo com a Torá é proibido ingerir alimento com fermento durante este período.
Sete dias você comerá matzot, mas no primeiro dia manterá a levedura fora de sua casa; porque aquele que comer pão fermentado será cortado do povo de Israel.
O primeiro dia será uma festa, e o sétimo dia será uma festa; nenhuma forma de trabalho será feita, exceto o trabalho que gera alimentação.
Observe este dia de uma geração em geração para sempre. No décimo quarto dia do primeiro mês ao por do sol comerás pão sem levedura, até o vigésimo primeiro dia do mês à noite. (Êxodo, 12: 14-18) E Moisés disse ao povo: Lembre-se deste dia no qual saiu do Egito, da escravidão; pois por força de sua mão, Deus te tirou daquele lugar, e nenhum pão fermentado será comido. Você está se libertando neste dia do mês de Abib. Assim, quando Deus o levar para a terra dos Canaanitas, dos Hititas, dos Amoritas, dos Hivitas, e dos Jebuseus, que Ele jurou a seus pais lhes dar, uma terra onde flui o leite e o mel, você manterá este serviço neste mês. Sete dias você comerá pão sem levedura, e no sétimo dia será uma festa de homenagem a Deus. ( Êxodo 12, 3-6) ( Basicamente é uma celebração do livramento do povo de Deus do Egito que tem paralelo com o futuro livramento que seus servos Judeus ou não Judeus também receberão no futuro )
Para muitos servos de Deus poderia ser complicado demais realizar preparações para seguir todas essas tradições a risca, a propria parte de não trabalhar é impossivel pois muitos trabalham nos dias em que supostamente não se deve trabalhar. O intuito dessa matéria é somente demonstrar que desde aquele tempo todas essas tradições e acontecimentos tinham um paralelo com a vinda do Messias Jesus Cristo, seu sacrificio e a futura redenção dos servos de Deus no mundo inteiro que hoje sofrem perseguição e tribulações por escolherem servir com todo coração o Altissimo.
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